Apresentação

O Núcleo de Estudos Sobre África (NESA) é constituído por um grupo de investigadores que realiza investigações na área dos Estudos Africanos e relacionados, e promove contactos com instituições similares, nacionais e internacionais. O Núcleo é presentemente orientado pelo Professor Doutor Eduardo da Conceição Medeiros e está integrado no Grupo de Trabalho das Dinâmicas Culturais e Sociais do CIDEHUS.

O NESA formou-se no decorrer do ano de 1999 e, de acordo com a sua programação anual, tem desenvolvido o previsto na sua planificação de acordo e em coerência com as entidades a que está vinculado (CIDEHUS e Universidade).

Desde a sua criação que o NESA tem vindo a organizar um fundo documental e bibliográfico para apoio aos investigadores internos e externos à Universidade. De assinalar a oferta de livros e revistas feita por instituições e particulares, a quem o Núcleo está profundamente grato.

Organizou também, desde 1999, exposições temáticas sobre África, em cooperação com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses; fez-se representar em colóquios e congressos, em Portugal e no estrangeiro, através da apresentação de comunicações por parte dos seus elementos; tem apresentado novos livros e autores; tem vindo a organizar palestras e colóquios quer por iniciativa única quer em cooperação com outras instituições, entre as quais, a CNCDP, o Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Lisboa, a UNESCO.

O NESA está integrado na rede nacional de Centros e Núcleos de Estudos Africanos portugueses, da qual fazem parte os Centros da Universidade do Porto, de Lisboa, do ISCTE, do ISEG, numa parceria directa com o Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

No âmbito do acompanhamento directo do NESA a projectos de investigação em estudos africanos, está em desenvolvimento uma tese de doutoramento em História, pela Universidade de Évora, uma tese de mestrado pela Universidade do Porto, e uma tese de Mestrado no ISCTE.

Para um conhecimento pormenorizado das actividades desenvolvidas pelo NESA desde 1999 sugerimos a leitura dos relatórios de actividades correspondentes aos anos de 1999 e 2000.