IV Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada

Universidade de Évora, 9 a 12 de Maio 2001

  

Por proposta de um grupo de docentes do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade Évora, trabalhando na área de Literatura Comparada, decidiu a Direcção da Associação Portuguesa de Literatura Comprada realizar, este ano, o seu IV Congresso, de âmbito internacional, em Évora. A iniciativa, apoiada desde logo pela Reitoria da Universidade de Évora e pela Direcção do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, realizou-se entre 9 e 12 de Maio de 2001. Os temas propostos situaram-se no espaço de uma problemática que é hoje de máxima importância nas áreas das ciências humanas: a articulação entre os estudos literários e os estudos culturais.

A organização dos trabalhos fez-se segundo duas modalidades: conferências plenárias e mesas organizadas segundo as especialidades ou sub-temas.

Foram nossos convidados, como académicos de alta qualificação e especialistas de reconhecida competência internacional, os seguintes Professores: Vítor Manuel de Aguiar e Silva (U. do Minho), Maria Alzira Seixo (U. de Lisboa), Jean Bessiere (Sorbonne), Helena Buescu (U. Lisboa), Dorothy Figueira (U. da Georgia), John Noyes (U. de Cape Town), Sérgio Perosa (U. de Veneza), José Lambert (U. Católica de Lovaina), Jean‑Marc Moura (U. de Lille ‑III), Daniele Barbieri (La Sapienza/Roma), Leyla Perrone‑Moises (U. de São Paulo), Eduardo Coutinho (U. Federal de Rio de Janeiro), Leela Ganalhi (U. La Trobe/Austrália), Pascal Durand (U. de Liège), Jan Baetens (U. Católica de Lovaina), Ibra Diene (U. Cheikh Anta Diop/Senegal), Anthony Pym, (U. Rovira i Virgili/Catalunha), João Ferreira Duarte (U. de Lisboa), Pires Laranjeira (U. de Coimbra), Rita Marnoto (U. de Coimbra), Costa Miranda (U. de Lisboa) João David Pinto Correia (U. de Lisboa), Alberto Carvalho (U. de Lisboa) e Maria de Lourdes Câncio Martins (U. de Lisboa). Todos estes convidados proferiram ou conferências em sessões plenárias, ou conferências de abertura em mesas das suas respectivas especialidades.

O total de participantes, incluindo os convidados, ultrapassou as três centenas. Contaram-se entre os participantes, com ou sem comunicação, sobretudo professores universitários, do secundário, e estudantes em cursos de mestrado e de doutoramento. Do ponto de vista das entidades promotoras, nomeadamente a Direcção da APLC e os Órgãos Directivos da Universidade de Évora, os objectivos foram amplamente atingidos e a amplitude do evento ultrapassou as expectativas.

A publicação das actas, tarefa para a qual a Comissão Organizadora já está a trabalhar, virá, por certo, a revelar-se um elemento bibliográfico essencial para a abordagem das questões relativas à investigação e ao ensino da literatura em todos os seus níveis.

O CIDEHUS.UE apoiou duas mesas do IV Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada que tiveram lugar, a primeira, subordinada ao título "Textos e Poéticas - Poéticas Clássicas", no dia 10 de Maio, contou com a presença dos investigadores convidados Profª. Dr.ª Rita Marnoto da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e do Prof. Dr. José da Costa Miranda. Quiseram participar com comunicações na mesma sessão os seguintes inscritos: Clarice Zamonaro Cortez (Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil), Maria Teresa Nascimento (Universidade da Madeira) e Isabel Barros Dias (Universidade Aberta). A sessão foi moderada por Hélio Alves.

A segunda teve lugar no dia 11 de Maio com a conferência plenária do investigador convidado Prof. Dr. José Lambert da Universidade Católica de Lovaina, a qual foi moderada pela Profª. Dr.ª Christine Zurbach, coordenadora do projecto em Tradução do supramencionado Programa de Investigação do CIDEHUS.UE.