ÉVORA: DE CIDADE MUSEU A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE - TESTEMUNHOS NA IMPRENSA


Vinte anos passados após a Unesco ter reconhecido o Centro Histórico de Évora como Património da Humanidade, é chegado o momento de retrospectivas e celebrações várias.
A exposição «Évora: de Cidade Museu a Património da Humanidade - Testemunhos na Imprensa» integra esse ciclo comemorativo e, em simultâneo, torna mais efectiva a regular colaboração entre o CIDEHUS, a Biblioteca Pública e a Câmara Municipal de Évora na promoção de iniciativas na área da cultura.
Os jornais portugueses de âmbito local e nacional depositados na Biblioteca Pública de Évora são a matéria-prima da exposição.
A recolha e inventariação das notícias e artigos foram efectuadas a partir de recortes de imprensa arquivados em diversos serviços do município eborense. A sistematização das informações compiladas originou uma base de dados que, embora não sendo exaustiva, constitui certamente a lista mais completa de títulos de imprensa relativos ao processo que culminou no reconhecimento do Centro Histórico de Évora como Património da Humanidade por parte da UNESCO.
Face à quantidade de títulos inventariados e recolhidos tornou-se imperativo proceder a uma selecção dos mesmos. Foram escolhidos os que nos pareceram os mais pertinentes face aos objectivos da exposição:

- testemunhar o trabalho de divulgação e sensibilização da opinião pública sobre a importância da recuperação da área intra-muros para a melhoria das condições da vida da população eborense e da idade no seu conjunto;
- construir uma narrativa que evidencie as etapas fundamentais do processo desde que o mesmo começou a ler maior divulgação na imprensa até à consagração do Centro Histórico da Cidade de Évora como Património da Humanidade.

A lista documental efectuada no âmbito da investigação que contribuiu para a exposição está disponível para consulta para o período compreendido entre 1981 e 1986.



:: 1981 :: 1982 :: 1983 :: 1984 :: 1985 :: 1986 ::




Actualizado em Dezembro de 2006

contactos :: webmaster